Quais os grandes riscos de incêndios florestais?

Os fogos que assolam as matas e por vezes chegam a dizimar pessoas e animais, acontecem com maior intensidade em períodos de excessivo calor.

A prevenção é fundamental para atenuar ou diminuir substancialmente os riscos, sendo neste caso, a limpeza atempada das florestas o ponto fulcral desta situação. Depois, existem outras factores que devem fazer parte do civismo populacional, como não deixar resíduos na floresta em piqueniques ou passeios, nunca fumar ou fazer fogueiras e vigiar de perto estas áreas de lazer, denunciando comportamentos potenciadores de fogos.

Proprietários de habitações, próximas de áreas florestais, devem estar conscientes do perigo eminente do fogo e limpar com a devida antecedência toda a área envolvente, de forma a proteger os seus bens e desta forma reduzir o risco de incêndio.

Sensibilizar os mais novos para este flagelo, ajuda a mudar mentalidades e reduzir o riscos provocados pelo homem, pois existem outros fenómenos naturais, que dificilmente se conseguem controlar.

 

 

 

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *