Como conservar fruta?

conservar frutasTodos os tipos de fruta podem ser guardados em conserva, o que lhes preserva o sabor e a cor. Os frutos devem ser cuidadosamente escolhidos e preparados, devendo também certificar-se que são frescos, maduros e completamente sãos.

Use boiões próprios para esse fim e verifique se estão em boas condições, assim como as tampas e anilhas de borracha.

Comece por retirar os pedúnculos e as folhas a frutos como amoras, framboesas, groselhas e morangos, cortando as partes de cima e de baixo às groselhas.

As maçãs, as peras e os marmelos devem ser descascados, descaroçados e cortados aos quartos ou às rodelas. Os damascos e os pêssegos podem ser conservados inteiros ou partidos ao meio, com ou sem caroço.

As ameixas e os abrunhos conservam-se inteiros, mas se forem muito grandes podem ser cortados e descaroçados. As cerejas podem ser conservadas com ou sem caroço.

A calda para a conserva de fruta deve ser feita na proporção de 1/2 litro de água para 250 gramas de açúcar, devendo esta calda ferver durante uns minutos e depois deitada sobre a fruta. Um boião de 1/2 litro não deverá conter mais do que 350 gramas de fruta, devendo esta ser acondicionada sem esmagar.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *